quinta-feira, 19 de maio de 2011

Desenvolvimento moral segundo Kohlberg

Tentando compreender o desenvolvimento moral, Kohlberg realizou uma série de pesquisas com crianças e jovens dos Estados Unidos da América, México, China (Taiwan), Turquia e da Malásia (Atayal). A partir da análise das respostas e dos raciocínios apresentados pelos sujeitos, Kohlberg definiu estágios de desenvolvimento moral
Níveis e estádios de desenvolvimento moral segundo Kohlberg
Nível I – Pré-convencional
O valor moral localiza-se nos acontecimentos externos, “quase” físicos, em atos mais ou em necessidades “quase” físicas, mais do que em pessoas ou padrões.
Estádio 1 – orientação para a obediência e castigo. Deferência egocêntrica, sem questionamento, para o poder ou prestígio superior ou tendência para evitar aborrecimentos.
Estádio 2 – A ação correta é a que satisfaz instrumentalmente às próprias necessidades e, eventualmente, às de outros. Consciência do relativismo do valor relativo das necessidades e perspectivas de cada um. Igualitarismo ingênuo e orientação para troca e reciprocidade.
Nível II – Convencional
O valor moral localiza-se no desempenho correto de papéis, na manutenção da ordem convencional e em atender às expectativas dos outros.
Estádio 3 – orientação do bom menino e boa menina. Orientação para obtenção de aprovação e para agradar aos outros. Conformidade com imagens estereotipadas ou papéis naturais e julgamento em função de intenções.
Estádio 4 – orientação de manutenção da autoridade e ordem social. Orientação para cumprir o dever e demonstrar respeito para com a autoridade e para a manutenção da ordem social como um fim em si mesmo. Consideração pelas expectativas merecidas dos outros.
Nível III – Pós-convencional, autônomo ou nível de princípios
O valor moral localiza-se na conformidade para consigo mesmo, com padrões, diretos e deveres que são ou podem ser compartilhados.
Estádio 5 – orientação contratual legalista. Reconhecimento de um elemento ou ponto de partida arbitrária nas regras, no interesse do acordo, o dever é definido em termos de contrato ou de evitar, de forma geral, a violação dos direitos dos outros e da vontade e bem-estar da maioria.
Estádio 6 – orientação da consciência ou princípios. Orientação não apenas para regras sociais realmente prescritas, mas para princípios de escolha que envolve apelo à universalidade lógica e consistência. Orientação para consciência, como agente dirigente, e segundo respeito e confiança mútua.

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