terça-feira, 29 de março de 2011

Hereditariedade Vs Meio

Sobre a seguinte temática fomos mais a fundo para tentar explicar ou esclarecer o que se tem hoje referente a essa discução.
Tal como diz Cechin (Cit. por Pikunas, 1979, p. 60-61). “A hereditariedade abrânge todas as influências transmitidas dos pais às células do sexo, que se fundem para formar o rebento. O que as pessoas herdam continua a predispô-las e a estimulá-las por toda a vida, porque o código hereditário atua enquanto existe vida. A hereditariedade é um processo, no decurso de cujo desenvolvimento emerge dos traços genéticos.”  
Segundo a mesma autora referente ao meio (Cit. por Pikunas, 1979, p 65). “O meio em que a pessoa vive é tanto físico quanto social. Os vários fatores físicos – por exemplo, clima, localização em um subúrbio descampado ou num bairro congestionado da cidade, o tamanho e a convicência do lar – contiuamente afetam a criança de inúmeras maneiras.”
Também encontramos no site http://projectopsicologia.webnode.com/hereditariedade-versus-meio/ - acesso 29 de março de 2011, uma exposição com essa temática.
Existem várias teorias e argumentos para o que é mais importante, meio ou hereditariedade, mas a autora Anne Anastasi (1958) trás uma nova discução, ela procurou demonstrar que os mecanismos de interação variam de acordo com as diferentes condições e, com respeito aos fatores hereditários, ela usa vários exemplos ilustrativos desse processo interativo, um deles é o da oligofrenia fenilpirúvica (uma combinação da deficiência mental e uma alteração bioquímica herdada do corpo)  e a idiotia amurótica. O indivíduo que sofreu essa desordem metabólica no seu processo de formação será mentalmente retardado, por mais rico e estimulante que seja o meio em que viva.
Para Anne a herança genética representa o petencial hereditário do organismo que poderá ser desenvolvido dependendo do processo de interação com o meio, mas que determina os limites da ação deste. Mesmo reconhecendo que determinado traço de personalidade resulte da influência conjunta de fatores hereditários e mesológicos, uma diferença específica nesse traço entre indivíduos ou entre grupos pode resultar de uma dos fatores apenas, seja o genético seja o ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário